Principal atração da Felita, Leonardo Boff cancela participação no evento

Leonardo Boff
Arquivo/Google

Principal nome da lista de palestrantes da Feira Literária de Itabuna, Leonardo Boff cancelou sua vinda ao evento. Há pouco, a Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) divulgou nota lamentando a decisão do convidado. Confira abaixo:

É com o sentimento de consternação que Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania (FICC) informa que, por razões alheias ao trabalho de organização da Feira Literária de Itabuna (FELITA), evento realizado pela Prefeitura de Itabuna, através da FICC, a palestra “O Papel da Igreja Progressista na Redemocratização do Brasil e da América Latina”, que seria proferida pelo renomado escritor Leonardo Boff no dia 4 de dezembro de 2014, foi retirada de pauta.

A equipe gestora da FICC, a curadoria da FELITA e os organizadores do evento só foram informados da decisão nesta terça-feira (2), o que motiva o presente esclarecimento. Ratifica-se que, de todo modo, tentou-se, durante os contatos, reverter a decisão de Boff. Seus assessores explicaram que a decisão perpassa pela questão da idade do escritor e o de sua esposa (idosos), e que, com os agendamentos que já haviam sido feitos anteriormente, o deslocamento para Itabuna causaria um desgaste físico até então “desnecessário”.

A FICC compreende as motivações de Leonardo Boff em não se fazer presente na 1ª edição da Feira Literária de Itabuna (FELITA), ao tempo em que lamenta profundamente tal ausência. Em tempo, todos os demais convidados, palestrantes, intelectuais renomados, escritores e artistas ora anunciados estão confirmados.